Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores recebe delegadas para debater projetos de lei

Lenon de Paula

Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores recebe delegadas para debater projetos de lei
Foto: Câmara de Veradores de Santa Maria

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Santa Maria recebeu as delegadas titulares da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICOI), Débora Dias; da Delegacia Especializada de Proteção à Mulher (Deam), Elizabete Shimomura e da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Luiza Sousa para debater projetos de lei na manhã de quinta-feira (01).

A primeira proposta debatida foi o PL nº 9501/2022, de autoria do vereador Rudys Rodrigues, que dispõe sobre a responsabilidade de condomínios residenciais de Santa Maria comunicarem ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres, crianças, adolescentes, idosos, e pessoas com deficiência. 

Durante a reunião, foi destacada pelas convidadas e os parlamentares membros da comissão que, além de criar a lei, é necessário buscar formas para que a mesma seja mais eficiente no combate à violência doméstica. A relatora Roberta Leitão, devido à falta de prazo, solicitou mais 60 dias para analisar melhor a matéria por se tratar de uma proposição de alta complexidade. 

Sobre o Projeto de Lei nº 9342/2022 (e emendas), de autoria dos vereadores Marina Callegaro e Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, que dispõe sobre a presença de “doulas” nas maternidades, hospitais, casas de parto e demais estabelecimentos de saúde no território de Santa Maria, a nova relatora da matéria, vereadora Roberta Leitão, exarou parecer pela não tramitação da matéria, o qual foi automaticamente aprovado. Em reunião anterior, o vereador Rudys Rodrigues havia opinado pela normal tramitação dessa matéria, mas o parecer do relator foi rejeitado por quatro votos a três. Por esse motivo, houve a troca de relator.

Participaram da reunião os vereadores Rudys Rodrigues (presidente), Roberta Leitão (vice-presidente), Adelar Vargas/Bolinha, João Ricardo Vargas/Coronel Vargas, Marina Callegaro e Pablo Pacheco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhão tomba na BR-158, em Itaara, e deixa duas pessoas feridas Anterior

Caminhão tomba na BR-158, em Itaara, e deixa duas pessoas feridas

Viva o Natal recebe investimento de mais de R$ 1,3 milhão Próximo

Viva o Natal recebe investimento de mais de R$ 1,3 milhão

Geral